sábado, 5 de março de 2011

PEÇA TEATRAL: A MELHOR ESCOLHA - BASEADA NA HISTÓRIA DE RUTH E NOEMI


                   PEÇA: A MELHOR ESCOLHA
PERSONAGENS:
NOEMI: SENHORA DE CERTA IDADE
RUTE: JOVEM SENHORA
ORFA: JOVEM SENHORA
BOAZ: UM HOMEM JOVEM
OBEDE: UMA CRIANÇA
NARRADOR
Havia fome em Israel. Elimeleque, Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, resolveram mudar de Belém para Moabe, onde havia mais alimento. Mas Noemi não foi feliz ali porque seu marido morreu.

Quando seus filhos estavam com idade suficiente se casaram com duas moabitas - Orfa e Rute. Todos eles moraram juntos por 10 anos. Durante esse tempo, Orfa e Rute aprenderam a amar o Deus verdadeiro. Porém vieram mais problemas. Malom e Quiliom também morreram.

( ENTRA NOEMI SE LAMENTANDO)
NOEMI: Deus , meu Deus. O que farei? Estou sozinha e tenho idade avançada. Não me chamarei Noemi, mas Mara pois grande amargura tem me dado o Senhor. Vivendo sozinha nesta terra pagã. Devo voltar para meu povo. Mas minhas noras o que será destas pobres jovens.
(ENTRA ORFA E RUTE)
ORFA: Minha querida sogra. Que desgraça se abate sobre a nossa família estamos sozinhas.
RUTE: Não fiquem assim temos uma a outra e assim viveremos.
NOEMI: tomei uma decisão muito importante e devo comunicar a vocês. Voltarei para minha terra e para meu Deus.
RUTE E ORFA: iremos com a senhora.

NOEMI: Não minhas queridas devem voltar para vossas famílias. Pois sou velha. Já não posso dar-lhes filhos para que case com vós. E mesmo que pudesse engravidar como haveriam de esperar tanto tempo. Voltem as suas casas.
ORFA: não queremos ir convosco.
RUTE: Não a deixaremos.
NOEMI: Por favor não insistam que futuro eu poderia dar a vocês antes peço voltem as suas famílias.
(ORFA SE DESPEDE DA SOGRA E VOLTA A CASA DE SEUS PAIS)
ORFA: Eu irei, mas jamais a esquecerei. Minha querida sogra.
NOEMI: Vá volte para o seus. E você Rute? Deves seguir a Orfa e também retornar a casa de teu pai.
RUTE: Não me peça tal coisa, pois jamais te deixarei. Onde estiveres estarei contigo, o teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus. Pois onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Pois outra coisa que não seja a morte não me separara de ti.
NOEMI: se assim desejas o teu coração. Sigamos viagem e que o senhor Deus de Israel te recompense.
( AS DUAS SAEM DE CENA)
NARRRADOR
Deus é fiel e galardoador daqueles que o buscam.  Quando chegaram em Belém, era tempo da colheita de cevada. Rute vai aos campos colher as sobras do trigo que caia dos ceifeiros. Naquela situação humilhante o Senhor prepara a sua vitoria. ( ENTRA RUTE E BOAZ COM OBEDE NO COLO, CAMINHAM ENQUANTO O NARRADOR COMENTA) Por ouvir e seguir os conselhos de sua sogra, Rute casa-se com Boaz homem de posses e seus resgatador. Desta união nasce Obede, que viria a ser o avó do rei Davi. Tornando Ruth uma das mulheres citadas na genealogia de Nosso Senhor e Salvador Jesus cristo. Aqui encerramos essa narrativa da vida desta mulher de fibra e amor , que fez a melhor escolha de sua vida, deixou sua família sua terra e seus deuses pagãos para servir aos Deus verdadeiro e a seus grandes propósitos.



12 comentários: